Definição do projeto e formulação da estratégia:
- Identificação da ideia / oportunidade;
- Enquadramento da missão, visão e valores;
- Análise de mercado: PEST; Forças competitivas; cadeia de valor; SWOT; portfolio de produtos; benchmarking;
- Identificação das linhas estratégicas, metas e objetivos.
Avaliação e decisão (Investir ou não):
1. Estudos de avaliação da exequibilidade
- Legal (enquadramento legal da atividade associada ao projeto);
- Técnica (disponibilidade de meios e conhecimentos técnicos necessários);
- Operacional (enquadramento da empresa na solução preconizada);
- Organizacional (modelo de gestão da empresa pós projeto);
- Calendário (possibilidade de implementação em tempo útil);
- Mercado (dimensão do mercado e caraterísticas dos produtos).
2. Estudos de avaliação da viabilidade
- Localização (local mais ajustado à implementação física do projeto)
- Dimensão (escala da capacidade produtiva a instalar)
- Comercial (modo de funcionamento do mercado e forma de acesso)
- Investimentos (recursos a aplicar na realização do projeto)
- Económica (rentabilidade dos investimentos a realizar)
- Financeira (equilíbrio financeiro)
3. Tomada de decisão e elaboração do plano de negócios (sim / não)
- Após a fase de arranque e estudos de suporte é tomada ou não a decisão de materializar o projeto num plano de negócios.
- Este documento escrito representa a estratégia definida, enquadra o plano de ação que a empresa pretende desenvolver e sistematiza a informação que permite a demonstração de existência de condições de viabilidade do projeto.
- Documento utilizado como suporte para apresentação a stakeholders, nomeadamente às entidades financiadoras.
Planeamento:
Plano de ação necessário à concretização do projeto:
- Criação da equipa de desenvolvimento do projeto e respetiva liderança;
- Planeamento detalhado das ações a realizar;
- Definição das atividades, requisitos e procedimentos a adotar;
- Definição dos objetivos e respetivos milestones;
- Definição dos mecanismos de controlo (custo, calendário, qualidade).
Execução:
Desenvolvimento das atividades planeadas:
- Elevada intensidade do trabalho em equipa;
- Descentralização de responsabilidades nas equipas;
- Forte coordenação pelo gestor do projeto;
- Interação contínua entre o gestor e a equipa do projeto.
Controlo e reajustamento do plano:
Revisão do planeamento tendo em conta os milestones definidos:
- Avaliação de necessidades de ajustamento identificados;
- Reajustamentos ao planeamento original;
- Focalização no âmbito e objetivos essenciais aos projeto.
Encerramento:
- Verificação dos objetivos atingidos e a atingir, de acordo com o “caderno de encargos”: Medições finais dos inputs utilizados e dos trabalhos efetivamente realizados;
- Avaliação do trabalho da equipa do projeto;
- Avaliação do trabalho realizado pelos fornecedores;
- Registo das lições apreendidas com a execução;
- Dissolução da equipa do projeto.
Fase operacional, ou de funcionamento do pós projeto:
- A liderança passa para um grupo executivo que deverá aplicar a estratégia definida para a fase pós-projeto.
- Cada umas das fases dos pós-projeto tem detalhes específicos que deverão ser afetos aos recursos da empresa.
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